RehabSeriousGames is a game developed at the Immersive Systems and Sensory Stimulation Laboratory (IS3L) of the Institute of Systems and Robotics - University of Coimbra (ISR-UC).

It is a Virtual Reality Serious Game that aims to help people with vestibular disorders to perform therapeutic exercises. Since these exercises are based on repetitive movements, there is a high probability that the person feels bored and tired of doing the same exercises repeatedly without any motivation. Such scenario often occurs while patients are at home, given that there is no emotional support or encouragement from the therapist. Moreover, according to the literature, this comprises an essential part of the patient's recovery, given that therapists build an exercise-oriented plan to follow at home.

Regarding the basic principles of vestibular rehabilitation and several suggestions from a specialist in the field, the typical therapeutic procedures were integrated into the design of the presented game. Many of the considered exercises comprise two basic movements:

  • Head rotation
  • Head tilt

From this, our proposal for the VR-based game focuses on the interaction through head movements, which were further divided into three exercises that simulate the targeted treatment performed during therapy. In this case, and always bearing in mind that only one exercise is performed at a time, the following mini-games have been developed:

  • Vertical Movements - in which the user has to play through vertical movements with the head (look up and down)
  • Horizontal Movements - the control of the game is through the rotation of the head (look left and right)
  • Free Movements - consists of a junction of the two mentioned above and where the person has to perform diagonal movements that will change direction over time

   

  

   

The overall objective is to provide patients a way to perform the previously mentioned repetitive exercises while having fun. Additionally, given that the human being is naturally competitive, a leaderboard is constantly updated based on the patients' community usage. Therefore, healthy competition could promote an increase in patient's interest and, consequently, the performance of more exercises. 

Therapist Backoffice

Given the collected game data, therapists can analyze their patients' progress over time using a website developed for this purpose. Furthermore, each therapist can see certain information concerning all the games that a particular person associated with him/her has played in a given period.

 

 

Instructions

Main Menu

Settings

 

Instruções

Recomendado jogar com a luminusidade do ecrã por volta dos 50%, quando muito intensa pode provocar desconforto.

Ao iniciar o jogo, tenho já o telemóvel na posição horizontal e virado para onde vai estar a jogar.

Menu Principal

Neste menu comece por seleccionar o idioma em que pretende jogar. No canto superior direito aparece o idioma atual e, ao clicar nele, aparece uma lista dos idiomas disponíveis para que possa escolher o que pretende.

Se não tiver nenhuma sessão iniciada, carregue no botão "Adicionar Utilizador" para ser redireccionado para a página onde se faz o login. A partir daqui é necessária uma ligação Wifi. No caso de não ter nenhuma conta em seu nome, pode criar uma seleccionando o botão "Criar Conta" onde terá que preencher, pelo menos, os dados marcados como obrigatórios. O código de terapeuta é o que o associa ao seu terapeuta, se não sabe o que colocar, por favor, deixe em branco.

Quando concluir a criação da conta, aparece novamente a página de Login onde terá que inserir o nome de utilizador ou email, assim como a respectiva password. Ao confirmar os seus dados volta para a página inicial onde já vai aparecer um botão com o seu nome para poder jogar com os seus dados. 

Seleccionando o jogador, tem também a opção de escolher a dificuldade com que quer começar a jogar. Estão disponíveis os níveis Fávil, Médio e Difícil, que correspondem aos níveis 1, 3 e 5, respectivamente. 

Por fim clique em "Jogar" para avançar.

Definições

Aqui é onde vai definir a maneira como interage com o jogo.

Comece por selecionar como pretende a vista de jogo, aqui tem disponível as opções Primeira Pessoa Terceira Pessoa que correspondem, respectivamente, a uma vista limpa em que tem apenas um ponto no meio do ecrã para indicar o centro e tem que apanhar os objectos indo ao encontro deles, e a uma vista com um objecto à sua frente, em que controla o objecto e é este que coleta os pontos. Esta última opção é recomendada no caso de sentir algum desconforto ao utilizar Realidade Virtual.

Os dois objectos presente são um pássaro e uma nave que podem ser seleccionados na terceira linha de opções e que só ficam disponíveis no caso de seleccionar jogar na terceira pessoa.

A segunda definição que pode escolher é a maneira como move a cabeça para controlar os jogos (menus intermédios não incluidos). Aqui tem a opção de escolher entre Inclinação da Cabeça Rotação da Cabeça que, como os nomes indicam, um é controlado através da inclinação da cabeça ou do tronco para se mover na horizontal, e a outra é através da rotção da cabeça para realizar os mesmo movimentos.

Por fim, tem a opção de alterar o código do terapeuta que só deverá alterar se tiver a certeza do que inserir que lhe será dito pelo seu terapeuta.

Estando tudo como pretende, clique no botão "Confirmar". No caso de carregar no "Cancelar", as suas escolhas não serão guardadas e utilizará as por defeito ou as últimas, no caso de já ter jogado.

Menu de Jogos

Já na vista 3D e com o telemóvel nos óculos de Realidade Virtual. 

Na sala em que se encontra, vai ter à sua frente três monitores em que cada um representa um jogo e que, ao apontar para eles durante 2s (identificado por uma roda que enche em torno do ponto vermelho central) vai ser seleccionado e o jogo é carregado.

Está também disponível um tablet deitado na mesa que, ao apontar para o seu interior, mostra as pontuações mais altas e o respectivo nome de utilizador para cada jogo, o seu objectivo é chegar ao topo desta tabela.

Ao perder ou sair de um jogo, volta sempre a este menu para que possa escolher outro.

Jogos

O objetivo é apanhar os diamantes que vão aparecendo à sua frente sem que colida com nenhum dos tubos presentes.

Cada nível tem a duração de 45 segundos e ao fim deste tempo é mostrado um painel onde poderá escolher entre "Continuar" para avaçar para o próximo nível, ou "Sair" para voltar ao menu anterior.

Apesar de a pontuação estar a ser reiniciada a cada nível, em segundo plano está a ser guardada a pontuação total que será a que vai ser mostrada na tabela de pontuações.

Os valores apenas são guardados quando perde ou sai e o jogo entra na sala dos jogos, não tente fechar a aplicação enquanto joga porque os dados não serão guardados.